Vida com Deus, novidades do casamento, Cotidiano, pensamentos, de tudo um pouco e mais ainda...
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Falando com Deus sobre namoro
Antes de começar um namoro, deve haver uma oração entre o casal buscando a vontade de Deus, deve haver muito diálogo, antes de tudo deve haver uma amizade, pois se conhecer não é só na base dos beijos. Entre os jovens se conhecer é se tocarem se beijarem, enquanto na verdade se conhecer não é isto. Com o passar dos dias de oração sempre haverá respostas, não é facil entender a vontade do Senhor, mas depois de muita oração e consagração e acompanhamento de seus líderes virá a resposta do céu com certeza, lembre-se enganoso é o coração do homem pode ser que seu coração te engane por isso a aprovação de seus pais e sua lidernça é essêncial. Mas ai vai umas dicas e as características de alguém que é de Deus para você. Espero que vá de encontro ao seu coração.
1º Esta pessoa deve ter o mesmo ministério que você, ou no mínimo apoiar de perto o seu ministério.Se você deseja ser missionário(a) deseja ir pregar em outros países e se ajuntar com alguém que odeia missões não se case com esta pessoa, Deus irá preparar uma pessoa que se encaixe no seu ministério, ou então terá problemas sérios.
2º Você deve estar realmente gostando desta pessoa e certificar que esta pessoa também realmente gosta de você. Não namore só para dizer que tem um companheiro(a), não namore só porque sente solidão, namore porque gosta desta pessoa e porque ela gosta de você, não force um namoro, isto sempre acaba em sofrimento para ambos os lados.
Certifique que o que sente não é apenas carência, você precisa ter responsabilidade quando vai assumir um relacionamento para que ambos não saiam feridos sentimentalmente não defraude seu irmão.
3º Deve haver oração de ambas as partes. Tenha um dialogo com seu futuro parceiro(a) peça para que ambos orem por um tempo para certificar se é do desejo de Deus o relacionamento, e lembre-se que se o parceiro negar a fazer isto já pode fugir deste relacionamento que vai dar tudo errado, tudo que começa errado termina errado. É importante também a participação dos pais e dos líderes neste período de oração, eles são autoridades espirituais instituidas por Deus sobre a sua vida.
4º Fuja de abraços e beijos antes do inicio do namoro. Alguém que realmente esteja interessado em você não vai ficar pedindo beijos fugindo de um relacionamento sério, se realmente a pessoa gostar de você vai querer assumir algo sério, ou então você poderá correr o risco de ser usada(o) apenas para satisfazer desejos carnais e passado uns dias sofrer uma dura decepção. Nós jamais saberemos a intenção do parceiro, e o único que sabe é Deus, portanto fuja dos desejos da carne, vamos ver o que a bíblia fala a respeito da carne?
Romanos 8:6,7,8 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Como então fazer de um relacionamento algo vindo de Deus se o mesmo não esta agradando a Deus?
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Como então fazer de um relacionamento algo vindo de Deus se o mesmo não esta agradando a Deus?
5º O seu companheiro(a) não pode ser alguém fora da igreja ou desviado dos caminhos do senhor. A biblia é CONTRA namoro com pessoas do mundo, vamos ver o que a biblia fala a respeito?
IIcorintios6:14,15,16,17 - Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?
Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?
E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;
Se o parceiro não estiver na igreja (NA IGREJA QUER DIZER EM CRISTO) fuja desta paixão pois será para sua perdição.
Estes são os cinco princípios para saber se é um namoro de Deus, no demais , não se há o que fazer a não ser esperar a resposta de Deus para sua vida, a resposta tem que ser dentro de seu coração após um tempo de oração de ambas as partes o Senhor te dirá. Mas se o principio de seu namoro esta dentro destes cinco princípios citados neste estudo já é mais de meio caminho andado, pois o restante você só saberá namorando. Se a pessoa condiz com seu ministério, ambos se gostam,a pessoa que você gosta é alguém que vive a palavra e esta nos caminhos do Senhor, e se ele jamais se negou a orar com você, e você sente paz no seu coração com relação a este namoro, então assuma um compromisso sério, pois para isto foi feito o namoro, foi feito para se conhecer.
No demais só Deus poderá tirar as suas devidas duvidas.
O noivado evangélico sobre a ótica CRISTÃ
"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". Mt 6: 9 e 10.
Muito do que foi dito sobre o namoro vale para o noivado. Além do que, vale ressaltar que o noivado é um misto: última etapa da vida de solteiro, e primeira da vida a dois. O noivado, no entanto, não confere liberdades; ainda são solteiros numa época de acertos mais profundos: o casalzinho sente que Deus o guia, e entende, presume e assume que o casamento vai acontecer. Marca, então, seus encontros pela qualidade. Noivado é coisa séria: são 2/3 do caminho entre o namoro e o casamento. Há, até, quem afirme que o ideal é namoro longo, mas noivado curto.
UM COMPROMISSO SOCIAL
O noivado é um compromisso social. Quem assume o noivado compromete-se com muitas pessoas, e não somente com o futuro cônjuge.O noivado é um compromisso moral. Ele envolve responsabilidade, por isso não é coisa de criança, e deve ser medido pela consciência de que Deus vê todos os atos. O noivado é um compromisso material. Então, não existe isso de dizer "nós nos amamos, e com ele eu moro até debaixo do viaduto..."O noivado é um compromisso espiritual. Se não há um ideal marcado pelas coisas da espiritualidade, vai ficar muito difícil, porque casamento não é apenas uma linha horizontal, é vertical também. E aí se observa que quando se traça a linha horizontal do relacionamento do casal e a vertical da relação com Deus, forma-se uma cruz. O casamento do cristão precisa também ser colocado na cruz de Jesus Cristo.
PARÂMETROS
Vamos dar parâmetros. Um autor chamado Wilson Grant apresentou os testes para o amor. Você que é noivo ou noiva, será que vale a pena ir adiante?
l. Teste da resistência. Se o seu amor só traz ansiedade, depressão, e tensão, repense o futuro com ele ou com ela. Se vocês quando se encontram, há muita tensão e a despedida é de depressão, e há muita tristeza, pare! Porque a paixão sufoca, mas o amor vitaliza.
2. Teste da orientação. Paixão (que é um amor infantil) é irracional; paixão é preocupação em demasia. Mas o verdadeiro amor não exclui as outras pessoas do círculo, são vocês e os outros.
3. Existe o Teste do hábito. O amor verdadeiro ajuda a aceitar as diferenças e qualidades indesejáveis. Alguém disse de um modo muito interessante e jocoso: "Quem está apaixonado nem celulite vê". Mas não é assim, não: quem ama vê, e aceita; quem ama sabe que há um defeito nele ou nela, e mesmo assim o aceita porque reconhece que o casamento vai melhorar. Não é ser "missionário" para tentar mudar hábitos e coisas terríveis, não. Uma bobagenzinha para a qual podemos fechar os olhos, não há muito problema, não. O caso, porém, é que a paixão não vê defeitos.
4. Teste do ciúme. A paixào é possessiva, mas o verdadeiro amor confia e é seguro dos seus sentimentos.
5. Teste do resultado. O amor verdadeiro faz surgir o mais elevado e o mais nobre no indivíduo. A paixão é especialmente negativa.
6. Teste do tempo. O tempo fortalece o amor, mas sepulta a paixão, e, pior ainda, ãs vezes sepulta o apaixonado.
É VONTADE DE DEUS...
É vontade de Deus que se acredite no amor. Talvez até aprender a acreditar que o amor é uma liberdade, é uma alegria, é uma adesão, é uma esperança, é uma exigência, é um sacrifício. Amar é se fazer ausência de si mesmo, e presença do outro; amar é uma paz. É vontade de Deus que o futuro casamento seja vivido como opção de fé. Não se brinca com o que é sério. E os sentimentos da moça? E os do rapaz? E os das famílias e dos amigos? Não! Dizem que em Belo Horizonte um rapaz apostou com os amigos que iria se casar com uma determinada jovem. Ele namorou, noivou, casou, e anulou o casamento dizendo que fora uma aposta com os amigos. Não! É como colocou Jean Mouroux: Ä noção de pessoa está no centro de todos os problemas humanos". Por isso, é olhar o outro (a noiva, o noivo) como pessoa, e mais, como pessoa a quem respeitar, e ainda mais: como pessoa em quem Jesus Cristo habita! Quando Cristo é o Senhor, os planos para o futuro consórcio se encaixam. Mas sem Jesus Cristo vai ficar muito difícil o seu noivado ter pureza moral e saúde espiritual.
Walter Santos Baptista, Pastor da Igreja Batista Sião em Salvador, BA
Minha Fonte:Solteiros Cristãos
Assinar:
Postagens (Atom)