
Vida com Deus, novidades do casamento, Cotidiano, pensamentos, de tudo um pouco e mais ainda...
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
domingo, 23 de novembro de 2008
CARROS, MOTOS,VELOCIDADE E DEUS MISTURA FINA
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APAIXONADA POR CARROS COMO TODO BRASILEIRO... RSRS
Hj foi um dia muito legal, diferente de muitos outros apesar do cansaço me sinto muito bem por te-lo tido.
Fui num evento muito MASSA chamado Monster Truck Fest Car, com um tio e dois priminhos foi lindo d++++, depois para não sair da rotina de domingo passei em casa correndo tomei banho e fui a Igreja e lá foi "MISTÉRIO".
Foi Mistério?! O que é isso Sara, segredos que só quem conhece o Rev. Norberto Santandréa sabe o significado, quem sabe um dia eu abro a caixa preta e conto, resumindo foi muito de Deus.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Porque somos Presbiterianos

"Eu sei em que tenho crido!" Esta deve ser a postura de todo membro presbiteriano. Para que esta convicção seja possível, temos diversos recursos para capacitar e treinar os nossos membros, como por exemplo, o discipulado, os grupos familiares, a classe de Catecúmenos, a Escola Dominical, estudos durante a semana de doutrina, literatura diversificada, sites, etc. Cada membro tem a oportunidade de conversar com o seu pastor e esclarecer as suas dúvidas.
Não somos uma denominação confusa, nem sem identidade. Desde o século 16, a nossa história tem testemunhado, em períodos, lugares e circunstâncias diferentes que o nosso Deus levantou servos zelosos e fiéis com a verdade e a pureza da Igreja para que lutassem pela fé que foi entregue aos santos (Jd vs.3). Somos Calvinistas. Entretanto, não podemos cair no erro de pensar que somos limitados ao ensino de um único homem. O reformador francês João Calvino nunca teve a intenção, nem permitiu que se criasse uma denominação com o seu nome. Mas, o seu nome foi emprestado à um sistema doutrinário que possuí características que diferem de outros sistemas doutrinários dentro do Cristianismo. Calvinismo é o sistema que "repousa sobre uma profunda apreensão de Deus em Sua majestade, com a inevitável e estimulante realização da exata natureza da relação que Ele sustenta na criação como ela é, e em particular, na criatura pecadora. Aquele que crê em Deus sem reservas, está determinado a deixar que Deus seja Deus em todos os seus pensamentos, sentimentos e volições - em inteiro compasso das suas atividades vitais, intelectuais, morais e espirituais, através de suas relações pessoais, sociais e religiosas" (B.B. Warfield, Calvin and Calvinism in: Works, vol. 5, pp. 354).
O nosso sistema de governo presbiteriano significa que somos regidos pelos presbíteros. Não somos congregacionais (onde todos decidem pelo voto direto), nem episcopais (onde apenas um superior decide sobre os demais), mas somos uma igreja democrática que é representada pelos presbíteros escolhidos pela igreja local. A base do nosso governo é que o concílio é soberano.
Estes são os princípios doutrinários do nosso sistema de governo:
1) Cristo é a Cabeça da sua Igreja e a Fonte de toda a sua autoridade. Esta autoridade encontra-se escrita na Escritura, de modo que, todos têm acesso ao seu conhecimento.
2) Todos os crentes devem estar unidos entre si e ligados diretamente a Cristo, assim como os diversos membros de um corpo, que se subordinam à direção da cabeça espiritual.
3) Cristo exerce a sua autoridade em sua Igreja, por meio da Palavra de Deus e do seu Espírito.
4) O próprio Cristo determinou a natureza do governo da sua Igreja.
5) Cristo dotou tanto os membros comuns como aos oficiais da sua Igreja com autoridade, sendo que os oficiais receberam adicional autoridade, como é requisito para realização dos seus respectivos deveres.
6) Cristo estabeleceu apóstolos como os seus substitutos, entretanto, eram de caráter transitório. O ofício apostólico cessou, mas a sua autoridade é preservada pelos seus escritos, isto é, o Novo Testamento.
7) Cristo providenciou para o específico exercício da autoridade por meio de representantes (os presbíteros), a quem separou para zelar da preservação da sã doutrina, fiel adoração e disciplina na Igreja. Os presbíteros têm a responsabilidade permanente de pastorear a Igreja de Cristo.
8) A pluralidade de presbíteros numa igreja local é a liderança permanente até a segunda vinda de Cristo.
A nossa liderança não pode instruir os seus membros conforme as suas predileções pessoais, nem movidos pela moda doutrinária do momento. O nosso princípio básico orientador é: a Escritura Sagrada é a nossa única regra de fé e prática. Os pastores e presbíteros devem ser fiéis ao sistema doutrinário e governo presbiteriano. O direito que a Igreja Presbiteriana do Brasil tem de determinar as qualificações dos candidatos a cargos eclesiásticos e de requerer-lhes fidelidade é constitucional, moral e bíblico. Por isso, quando alguém anseia tornar-se um ministro ou oficial presbiteriano, ele deve prestrar solene juramento público, requerendo-lhe conhecimento, entendimento, obediência e compromisso com a nossa identidade reformada.
A família presbiteriana e reformada no mundo está unida pela adoção dos padrões doutrinários de Westminster. Entre 1643 à 1646, se reuniu em Londres a Assembléia de Westminster, que foi um grupo com mais de 120 teólogos e líderes que vieram de diversas partes do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda) e visitantes de outros países de confissão Calvinista. Este grupo dividiu-se em comissões e travaram em minunciosos debates, produzindo documentos doutrinários coerentes, precisos, concisos e vigorosos. Estes textos são conhecidos como os Padrões de Westminster: a Confissão de Fé e Catecismos Breve e Maior. Estes livros são usados como referência confessional, recurso de discipulado, treinamento de novos membros e devocional para o culto doméstico, em que cada família pode nutrir o seu lar com sã doutrina.
"O principal emblema teológico do presbiterianismo não é a sua eclesiologia [doutrina da Igreja], mas a sua teontologia [doutrina de Deus]. A doutrina da soberania é o centro da convicção presbiteriana. Todas as demais doutrinas são diretas ou por implicação resultado deste tema unificador. Héber C. de Campos observa que "o Deus que é pregado em muitos púlpitos e ensinado nas escolas dominicais, e lido em grande parte dos livros evangélicos, não passa de uma adaptação da divindade das Escrituras, uma ficção do sentimentalismo humano. Esse Deus, cuja vontade pode ser resistida, cujos desígnios podem ser frustrados e cujos propósitos podem ser derrotados, não é digno de nossa verdadeira adoração. De fato, esse não é o Deus das Escrituras."[1]
A soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. W.E. Roberts de forma quase poética afirma esta verdade, declarando que "quanto mais claramente Deus é compreendido e a sua soberania reconhecida, tanto mais aceitáveis e obrigatórios se tornam os seguintes princípios: o homem é um ser livre, predestinado; a vida reta é um dever perpétuo estabelecido por Deus; a responsabilidade moral do homem foi preordenada pelo Espírito Divino; o juízo de Deus é inevitável e a libertação do castigo e da condenação só é possível mediante Jesus Cristo. A soberania, a lei e a justiça de Deus, em harmonia com a liberdade humana, fazem dos conceitos presbiterianos sobre o dever uma força moral austera e poderosa."[2]
Arminianismo num se aprende..., todo ser humano nasce arminiano! Entender e aceitar o Calvinismo é receber a graça que ofende o nosso orgulho, e repreende a desgraçada pretensão de ser livre [de Deus] e a estupidez de pensar que sou capaz de resistir ao soberano Senhor do universo, numa insensata e inútil crença de que "sou eu quem determina o meu futuro" e não o trino Deus!!! Concluir que o imperfeito, limitado, instável, insensato, confuso, ignorante, inábil, depravado e morto espiritualmente é capaz de frustrar o perfeito, infinito, imutável, sábio, onisciente e soberano Deus, é no mínimo não ter sequer noção de causação. O Arminianismo é uma tolice, se não bastasse ser antibíblico.
Creio que não é ofensivo ao meu Senhor Jesus quem/como deve ser batizado, nem quem/como se governa a igreja local [penso serem assuntos secundários ou periféricos em questão de doutrina, mas não menos importantes para a boa saúde da Igreja], mas entendo que é altamente ofensivo roubar a Sua glória de determinar a administração da Sua graça, bem como cheira blasfêmia dizer que o desgraçado pecador que é merecedor da mais intensa angústia do inferno, pretende ser superior em vontade à Ele."
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Pode ler na íntegra os 9 textos deste título em:
http://tokashiki.blogspot.com/search/label/Presbiterianismo
Não somos uma denominação confusa, nem sem identidade. Desde o século 16, a nossa história tem testemunhado, em períodos, lugares e circunstâncias diferentes que o nosso Deus levantou servos zelosos e fiéis com a verdade e a pureza da Igreja para que lutassem pela fé que foi entregue aos santos (Jd vs.3). Somos Calvinistas. Entretanto, não podemos cair no erro de pensar que somos limitados ao ensino de um único homem. O reformador francês João Calvino nunca teve a intenção, nem permitiu que se criasse uma denominação com o seu nome. Mas, o seu nome foi emprestado à um sistema doutrinário que possuí características que diferem de outros sistemas doutrinários dentro do Cristianismo. Calvinismo é o sistema que "repousa sobre uma profunda apreensão de Deus em Sua majestade, com a inevitável e estimulante realização da exata natureza da relação que Ele sustenta na criação como ela é, e em particular, na criatura pecadora. Aquele que crê em Deus sem reservas, está determinado a deixar que Deus seja Deus em todos os seus pensamentos, sentimentos e volições - em inteiro compasso das suas atividades vitais, intelectuais, morais e espirituais, através de suas relações pessoais, sociais e religiosas" (B.B. Warfield, Calvin and Calvinism in: Works, vol. 5, pp. 354).
O nosso sistema de governo presbiteriano significa que somos regidos pelos presbíteros. Não somos congregacionais (onde todos decidem pelo voto direto), nem episcopais (onde apenas um superior decide sobre os demais), mas somos uma igreja democrática que é representada pelos presbíteros escolhidos pela igreja local. A base do nosso governo é que o concílio é soberano.
Estes são os princípios doutrinários do nosso sistema de governo:
1) Cristo é a Cabeça da sua Igreja e a Fonte de toda a sua autoridade. Esta autoridade encontra-se escrita na Escritura, de modo que, todos têm acesso ao seu conhecimento.
2) Todos os crentes devem estar unidos entre si e ligados diretamente a Cristo, assim como os diversos membros de um corpo, que se subordinam à direção da cabeça espiritual.
3) Cristo exerce a sua autoridade em sua Igreja, por meio da Palavra de Deus e do seu Espírito.
4) O próprio Cristo determinou a natureza do governo da sua Igreja.
5) Cristo dotou tanto os membros comuns como aos oficiais da sua Igreja com autoridade, sendo que os oficiais receberam adicional autoridade, como é requisito para realização dos seus respectivos deveres.
6) Cristo estabeleceu apóstolos como os seus substitutos, entretanto, eram de caráter transitório. O ofício apostólico cessou, mas a sua autoridade é preservada pelos seus escritos, isto é, o Novo Testamento.
7) Cristo providenciou para o específico exercício da autoridade por meio de representantes (os presbíteros), a quem separou para zelar da preservação da sã doutrina, fiel adoração e disciplina na Igreja. Os presbíteros têm a responsabilidade permanente de pastorear a Igreja de Cristo.
8) A pluralidade de presbíteros numa igreja local é a liderança permanente até a segunda vinda de Cristo.
A nossa liderança não pode instruir os seus membros conforme as suas predileções pessoais, nem movidos pela moda doutrinária do momento. O nosso princípio básico orientador é: a Escritura Sagrada é a nossa única regra de fé e prática. Os pastores e presbíteros devem ser fiéis ao sistema doutrinário e governo presbiteriano. O direito que a Igreja Presbiteriana do Brasil tem de determinar as qualificações dos candidatos a cargos eclesiásticos e de requerer-lhes fidelidade é constitucional, moral e bíblico. Por isso, quando alguém anseia tornar-se um ministro ou oficial presbiteriano, ele deve prestrar solene juramento público, requerendo-lhe conhecimento, entendimento, obediência e compromisso com a nossa identidade reformada.
A família presbiteriana e reformada no mundo está unida pela adoção dos padrões doutrinários de Westminster. Entre 1643 à 1646, se reuniu em Londres a Assembléia de Westminster, que foi um grupo com mais de 120 teólogos e líderes que vieram de diversas partes do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda) e visitantes de outros países de confissão Calvinista. Este grupo dividiu-se em comissões e travaram em minunciosos debates, produzindo documentos doutrinários coerentes, precisos, concisos e vigorosos. Estes textos são conhecidos como os Padrões de Westminster: a Confissão de Fé e Catecismos Breve e Maior. Estes livros são usados como referência confessional, recurso de discipulado, treinamento de novos membros e devocional para o culto doméstico, em que cada família pode nutrir o seu lar com sã doutrina.
"O principal emblema teológico do presbiterianismo não é a sua eclesiologia [doutrina da Igreja], mas a sua teontologia [doutrina de Deus]. A doutrina da soberania é o centro da convicção presbiteriana. Todas as demais doutrinas são diretas ou por implicação resultado deste tema unificador. Héber C. de Campos observa que "o Deus que é pregado em muitos púlpitos e ensinado nas escolas dominicais, e lido em grande parte dos livros evangélicos, não passa de uma adaptação da divindade das Escrituras, uma ficção do sentimentalismo humano. Esse Deus, cuja vontade pode ser resistida, cujos desígnios podem ser frustrados e cujos propósitos podem ser derrotados, não é digno de nossa verdadeira adoração. De fato, esse não é o Deus das Escrituras."[1]
A soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. W.E. Roberts de forma quase poética afirma esta verdade, declarando que "quanto mais claramente Deus é compreendido e a sua soberania reconhecida, tanto mais aceitáveis e obrigatórios se tornam os seguintes princípios: o homem é um ser livre, predestinado; a vida reta é um dever perpétuo estabelecido por Deus; a responsabilidade moral do homem foi preordenada pelo Espírito Divino; o juízo de Deus é inevitável e a libertação do castigo e da condenação só é possível mediante Jesus Cristo. A soberania, a lei e a justiça de Deus, em harmonia com a liberdade humana, fazem dos conceitos presbiterianos sobre o dever uma força moral austera e poderosa."[2]
Arminianismo num se aprende..., todo ser humano nasce arminiano! Entender e aceitar o Calvinismo é receber a graça que ofende o nosso orgulho, e repreende a desgraçada pretensão de ser livre [de Deus] e a estupidez de pensar que sou capaz de resistir ao soberano Senhor do universo, numa insensata e inútil crença de que "sou eu quem determina o meu futuro" e não o trino Deus!!! Concluir que o imperfeito, limitado, instável, insensato, confuso, ignorante, inábil, depravado e morto espiritualmente é capaz de frustrar o perfeito, infinito, imutável, sábio, onisciente e soberano Deus, é no mínimo não ter sequer noção de causação. O Arminianismo é uma tolice, se não bastasse ser antibíblico.
Creio que não é ofensivo ao meu Senhor Jesus quem/como deve ser batizado, nem quem/como se governa a igreja local [penso serem assuntos secundários ou periféricos em questão de doutrina, mas não menos importantes para a boa saúde da Igreja], mas entendo que é altamente ofensivo roubar a Sua glória de determinar a administração da Sua graça, bem como cheira blasfêmia dizer que o desgraçado pecador que é merecedor da mais intensa angústia do inferno, pretende ser superior em vontade à Ele."
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Pode ler na íntegra os 9 textos deste título em:
http://tokashiki.blogspot.com/search/label/Presbiterianismo
sábado, 8 de novembro de 2008
Nosso Deus abomina o preconceito

Isso aconteceu em num vôo entre Johannesburgo e Londres. Uma senhora branca, de uns cinqüenta anos, senta-se ao lado de um negro. Visivelmente perturbada, ela chama a aeromoça:
Qual é o problema, senhora? Pergunta a aeromoça
Mas você não está vendo? Responde a senhora, Você me colocou do lado de um negro. Eu não consigo ficar do lado destes tipos. Dê-me outro assento.
Por favor, acalme-se. Diz a aeromoça.
Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. Vou ver se há algum lugar disponível. A aeromoça se afasta e volta alguns minutos depois.
Minha senhora, como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica. Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais lugar na executiva. Entretanto ainda temos um assento na primeira classe. Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou: É totalmente inusitado, a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado de pessoa tão execrável.
E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa: Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences que o assento da primeira classe está à sua espera. Todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas. NO DIA MUNDIAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Todos são iguais perante a Deus.
Qual é o problema, senhora? Pergunta a aeromoça
Mas você não está vendo? Responde a senhora, Você me colocou do lado de um negro. Eu não consigo ficar do lado destes tipos. Dê-me outro assento.
Por favor, acalme-se. Diz a aeromoça.
Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. Vou ver se há algum lugar disponível. A aeromoça se afasta e volta alguns minutos depois.
Minha senhora, como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica. Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais lugar na executiva. Entretanto ainda temos um assento na primeira classe. Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou: É totalmente inusitado, a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado de pessoa tão execrável.
E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa: Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences que o assento da primeira classe está à sua espera. Todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas. NO DIA MUNDIAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Todos são iguais perante a Deus.
Mantendo-se casto na presença de Deus. Santificação: Namoro diante da presença de Deus

Como devem se comportar os namorados na presença do Senhor? Considerando ser a família uma instituição divina; e que à luz da palavra de Deus, a família só é formada através do casamento de um homem com uma mulher; e que o casamento se inicia com o namoro de um casal de jovens, deve então, o namoro, sempre ser na presença do Senhor; segundo a vontade do Senhor, por ser o começo de uma família, que é a célula mãe da sociedade e o prosseguimento de tão nobre instituição, por Deus celebrada ainda no Éden. É Deus completando a vida de um no outro. O próprio Deus, após haver criado os céus; a terra; os mares e tudo que neles há, achou que tudo quanto havia feito era bom, mas de uma coisa Deus não gostou; Deus não gostou que o homem estivesse só.
Deus o criador, conhece cada necessidade do homem, por isso disse: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). Namorados na presença do Senhor, são àqueles que buscam primeiro em Deus; e esperam inteiramente nEle, até que tudo aconteça segundo a Sua santa vontade. Sem desespero e sem precipitação. O namoro é uma fase de conhecimento para o casamento; por isto precisam estar os namorados na presença do Senhor. Um Exemplo Digno de Ser Seguido Uma boa experiência para um casal de namorados que querem viver na presença do Senhor, temos em Isaque e Rebeca (Gn 24). Quando Abraão sendo já avançado em idade entendeu que seu filho Isaque estava pronto para se casar. Abraão incumbe a Eliezer, o homem de maior confiança em seu reinado, a responsabilidade de prover uma que fosse a esposa de Isaque; e para tanto, Eliezer teve que firmar contrato sério com Abraão que não traria mulher estranha para ser sua nora, mas, aquela que tivesse as prerrogativas de uma serva de Deus.
Diante de tamanha responsabilidade, Eliezer apela para o rei a permissão para que Isaque fosse junto, afinal de contas a mulher seria para ele, ao que Abraão não permitiu. “Disse Abraão à Eliezer: o Senhor, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou dizendo: À tua semente darei esta terra; Ele enviará o Seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho, se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não faças lá tornar a meu filho. (Gn 24:7-8). Sai enfim Eliezer para essa tão grande missão. Chegando à terra onde seu senhor lhe mandara, Eliezer não se hesitou; foi para o lugar certo: Junto à Fonte! E ali faz uma oração a Deus! “E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão! Dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu Senhor Abraão”! (Gn 24:12). E disse mais: “Eis que eu estou em pé Junto à Fonte D’água” e em seguida pede a Deus um sinal. (Gn 24:13-14). (um exemplo para se esperar em Deus).
É claro que os tempos mudaram, mas a palavra de Deus não mudou, os costumes agora são outros, mas a família permanece como instituição divina. O Namoro na Presença de Deus é Constituído de Amor Não é fornicação; não é flerte; não é passatempo; não é brincadeira; não é engano; não são mentiras; não é aventura. Mas, é sinceridade, é respeito, é produto da oração de jovens tementes, com boas intenções, que buscaram no Senhor. Jovens que entregaram para que Deus norteie suas decisões. (Sl 37:5). Jovens que já aprenderam a se respeitarem mutuamente. Que aprenderam com Jesus o verdadeiro sentido do AMOR.
Definição Grega da Palavra AMOR Segundo a definição grega, há quatro tipos de amor, a saber: EROS, STORGE, PHILEO e ÁGAPE.
Deus o criador, conhece cada necessidade do homem, por isso disse: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). Namorados na presença do Senhor, são àqueles que buscam primeiro em Deus; e esperam inteiramente nEle, até que tudo aconteça segundo a Sua santa vontade. Sem desespero e sem precipitação. O namoro é uma fase de conhecimento para o casamento; por isto precisam estar os namorados na presença do Senhor. Um Exemplo Digno de Ser Seguido Uma boa experiência para um casal de namorados que querem viver na presença do Senhor, temos em Isaque e Rebeca (Gn 24). Quando Abraão sendo já avançado em idade entendeu que seu filho Isaque estava pronto para se casar. Abraão incumbe a Eliezer, o homem de maior confiança em seu reinado, a responsabilidade de prover uma que fosse a esposa de Isaque; e para tanto, Eliezer teve que firmar contrato sério com Abraão que não traria mulher estranha para ser sua nora, mas, aquela que tivesse as prerrogativas de uma serva de Deus.
Diante de tamanha responsabilidade, Eliezer apela para o rei a permissão para que Isaque fosse junto, afinal de contas a mulher seria para ele, ao que Abraão não permitiu. “Disse Abraão à Eliezer: o Senhor, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou dizendo: À tua semente darei esta terra; Ele enviará o Seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho, se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não faças lá tornar a meu filho. (Gn 24:7-8). Sai enfim Eliezer para essa tão grande missão. Chegando à terra onde seu senhor lhe mandara, Eliezer não se hesitou; foi para o lugar certo: Junto à Fonte! E ali faz uma oração a Deus! “E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão! Dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu Senhor Abraão”! (Gn 24:12). E disse mais: “Eis que eu estou em pé Junto à Fonte D’água” e em seguida pede a Deus um sinal. (Gn 24:13-14). (um exemplo para se esperar em Deus).
É claro que os tempos mudaram, mas a palavra de Deus não mudou, os costumes agora são outros, mas a família permanece como instituição divina. O Namoro na Presença de Deus é Constituído de Amor Não é fornicação; não é flerte; não é passatempo; não é brincadeira; não é engano; não são mentiras; não é aventura. Mas, é sinceridade, é respeito, é produto da oração de jovens tementes, com boas intenções, que buscaram no Senhor. Jovens que entregaram para que Deus norteie suas decisões. (Sl 37:5). Jovens que já aprenderam a se respeitarem mutuamente. Que aprenderam com Jesus o verdadeiro sentido do AMOR.
Definição Grega da Palavra AMOR Segundo a definição grega, há quatro tipos de amor, a saber: EROS, STORGE, PHILEO e ÁGAPE.
EROS
É o amor instintivo, é o mesmo que paixão; é totalmente centralizado no corpo físico, na aparência física; é erótico, voltado para o pecado, é interesseiro, leviano, descontrolado, irresponsável, é um amor alimentado só de sensações e emoções. EROS, é o amor que esteve presente na época do Antigo Testamento e que predomina nos dias de hoje. Um Exemplo do Amor EROS Ao contrário do bom exemplo que nos deixou os servos de Senhor, Isaque e Rebeca, conforme citamos acima, temos na bíblia o exemplo de Amnom: (2º Sm 13:1). “E aconteceu, depois disso, que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a”. Amnon poderia por meios legais, segundo o costume em Israel, casar-se com Tamar, conforme podemos ler em 2ª Samuel 13:12-13 “Porém ela lhe disse: Não, irmão meu, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura. Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti”. Mas ele estava possesso desse amor carnal e egoísta, queria apenas saciar seu instinto, o que o levou a sofrer conseqüências drásticas. (2º Sm 13:14-15).
“Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou e se deitou com ela. Depois, Amnom a aborreceu com grandíssimo aborrecimento, porque maior era o aborrecimento com que a aborrecia do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te e vai-te”. Assim tem sido com muitos hoje que não pedem direção a Deus para suas vidas, não se colocam diante do Senhor, perdem o temor a Deus que é o princípio da sabedoria, para depois sofrerem as conseqüências.
STORGE
Este é o amor afetivo, familiar, é o amor conjugal, almas unidas, vidas unidas, corações unidos; e não apenas corpos. Este é o amor realista, responsável, leal, baseado na confiança e no respeito mútuo. O amor afetivo, envolve respeito para o ser amado.
PHILEO
Phileo é o amor fraterno, é amizade, é afeição, é o amor solidário, filantrópico, social; Phileo, é o amor comunitário, vejamos Cantares 5:1 “Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite. Comei, amigos, bebei {ou bebei abundantemente do amor} abundantemente, ó amados”. O esposo trata a esposa, chamando-a de minha irmã, isto é “amor fraternal”, isto é amor na presença de Deus.
ÁGAPE
Ágape é o amor divino, este é o amor que procede de Deus, e Deus é a personificação deste amor. Amor Ágape é amar sem esperar ser amado. 1ª Coríntios 13:4-7 “A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Lar Embrionário Conforme já mencionei acima, o namoro é a base, é o alicerce de um lar constituído por Deus, é o início de uma família, sendo assim, não deve começar errado, por isto é que os namorados precisam estar constantemente na presença do Senhor, em uma convivência santa. Sl. 111:10
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre”.
Não são poucos os que confundem namoro com liberdade para as carícias, confundem carinho por carícias. Carícias envolve manuseio. Carícia no namoro é prostituição. Ez 23:3 “Estas prostituíram-se no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus peitos, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade”. Os jovens devem evitar carícias. 2ª Tm 2:22 “Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a {ou o amor} caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. Com esta prática, os jovens saem da presença de Deus; a moça ganha má fama; perde a comunhão com o Espírito Santo. 1ª Ts 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Os moços devem dominar seus impulsos, não dar lugar para o pecado. 1ª Co 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. Aqueles que namoram avançadamente, não querem uma esposa que lhe respeite, e que sirva ao Senhor com ele, mas sim uma prostituta. Porque a prostituta vive o seu momento de leviandade, quase nunca reivindica para si o respeito, mas a esposa é dada por Deus Gn 2:23 “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada”. Conservando o Vaso em Santificação e Honra (1ª Ts 4:4) Nos dias em que vivemos, para que os namorados permaneçam em plena comunhão com o Espírito Santo, é necessário que os mesmos, tenham sempre uma ocupação na Obra do Senhor (na Igreja); sejam freqüentadores dos cultos de adoração ao Senhor, de oração, evangelístico, enfim de todos os trabalhos da Igreja, para que não se corrompam com este mundo deteriorado pelo pecado; que vive na era do sexocentrismo, onde as conversas só tem graça se forem sobre sexo, onde só se ri, se as piadas forem sobre sexo, as literaturas só são boas se tratarem deste assunto, os programas de rádio e televisão só dão ibope se investirem na pornografia.
Até mesmo em locais que se chamam de “igrejas evangélicas” apresentam cantores (hoje, denominados de artistas) promovendo a sensualidade; a sexualidade promíscua, precoce e indecente. Induzindo as crianças à anomalia do namoro precoce. É comum, meninos e meninas de 11, 12; 13 anos flertando; isto está comum hoje, isto é anomalia. Todo namoro deve ter um objetivo, que é o casamento. Fora disto é corromper o vaso, é não conservá-lo em santificação e honra. 1ª Ts 4:3-5 “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus”.
Namorados na presença do Senhor, são àqueles que evitam ficar sozinhos quando os pais não estão em casa, são àqueles que tem cuidados com as provas de amor, são àqueles que fogem depressa da moça ou do moço que acha que o que prima pelo respeito (que é espiritual) é bobo, ou boba. São os que fogem dos maus conselhos, ainda que com a aparência de boa intenção. Nunca vai faltar um Jonadabe para aconselhar os jovens, da maneira que Amnon foi aconselhado (2ª Sm 15:5). Esse conselho até que parecia bom, mas custou-lhe a vida. Jugo desigual Em 2ª aos Corítios 6:14-16, temos a seguinte recomendação: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Tiago 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes”? Deus tem zelo de Seus filhos, por isso não quer que Seus filhos se misturem. (Dt 7:3-4). A mistura gera conseqüências lamentáveis, porque na mistura quem ganha é o mundo do maligno. Exemplo Gn 6:1-2.
Pastor Jorge Albertacci
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Falando com Deus sobre namoro

Antes de começar um namoro, deve haver uma oração entre o casal buscando a vontade de Deus, deve haver muito diálogo, antes de tudo deve haver uma amizade, pois se conhecer não é só na base dos beijos. Entre os jovens se conhecer é se tocarem se beijarem, enquanto na verdade se conhecer não é isto. Com o passar dos dias de oração sempre haverá respostas, não é facil entender a vontade do Senhor, mas depois de muita oração e consagração e acompanhamento de seus líderes virá a resposta do céu com certeza, lembre-se enganoso é o coração do homem pode ser que seu coração te engane por isso a aprovação de seus pais e sua lidernça é essêncial. Mas ai vai umas dicas e as características de alguém que é de Deus para você. Espero que vá de encontro ao seu coração.
1º Esta pessoa deve ter o mesmo ministério que você, ou no mínimo apoiar de perto o seu ministério.Se você deseja ser missionário(a) deseja ir pregar em outros países e se ajuntar com alguém que odeia missões não se case com esta pessoa, Deus irá preparar uma pessoa que se encaixe no seu ministério, ou então terá problemas sérios.
2º Você deve estar realmente gostando desta pessoa e certificar que esta pessoa também realmente gosta de você. Não namore só para dizer que tem um companheiro(a), não namore só porque sente solidão, namore porque gosta desta pessoa e porque ela gosta de você, não force um namoro, isto sempre acaba em sofrimento para ambos os lados.
Certifique que o que sente não é apenas carência, você precisa ter responsabilidade quando vai assumir um relacionamento para que ambos não saiam feridos sentimentalmente não defraude seu irmão.
3º Deve haver oração de ambas as partes. Tenha um dialogo com seu futuro parceiro(a) peça para que ambos orem por um tempo para certificar se é do desejo de Deus o relacionamento, e lembre-se que se o parceiro negar a fazer isto já pode fugir deste relacionamento que vai dar tudo errado, tudo que começa errado termina errado. É importante também a participação dos pais e dos líderes neste período de oração, eles são autoridades espirituais instituidas por Deus sobre a sua vida.
4º Fuja de abraços e beijos antes do inicio do namoro. Alguém que realmente esteja interessado em você não vai ficar pedindo beijos fugindo de um relacionamento sério, se realmente a pessoa gostar de você vai querer assumir algo sério, ou então você poderá correr o risco de ser usada(o) apenas para satisfazer desejos carnais e passado uns dias sofrer uma dura decepção. Nós jamais saberemos a intenção do parceiro, e o único que sabe é Deus, portanto fuja dos desejos da carne, vamos ver o que a bíblia fala a respeito da carne?
Romanos 8:6,7,8 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Como então fazer de um relacionamento algo vindo de Deus se o mesmo não esta agradando a Deus?
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Como então fazer de um relacionamento algo vindo de Deus se o mesmo não esta agradando a Deus?
5º O seu companheiro(a) não pode ser alguém fora da igreja ou desviado dos caminhos do senhor. A biblia é CONTRA namoro com pessoas do mundo, vamos ver o que a biblia fala a respeito?
IIcorintios6:14,15,16,17 - Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?
Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?
E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;
Se o parceiro não estiver na igreja (NA IGREJA QUER DIZER EM CRISTO) fuja desta paixão pois será para sua perdição.
Estes são os cinco princípios para saber se é um namoro de Deus, no demais , não se há o que fazer a não ser esperar a resposta de Deus para sua vida, a resposta tem que ser dentro de seu coração após um tempo de oração de ambas as partes o Senhor te dirá. Mas se o principio de seu namoro esta dentro destes cinco princípios citados neste estudo já é mais de meio caminho andado, pois o restante você só saberá namorando. Se a pessoa condiz com seu ministério, ambos se gostam,a pessoa que você gosta é alguém que vive a palavra e esta nos caminhos do Senhor, e se ele jamais se negou a orar com você, e você sente paz no seu coração com relação a este namoro, então assuma um compromisso sério, pois para isto foi feito o namoro, foi feito para se conhecer.
No demais só Deus poderá tirar as suas devidas duvidas.
O noivado evangélico sobre a ótica CRISTÃ

"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". Mt 6: 9 e 10.
Muito do que foi dito sobre o namoro vale para o noivado. Além do que, vale ressaltar que o noivado é um misto: última etapa da vida de solteiro, e primeira da vida a dois. O noivado, no entanto, não confere liberdades; ainda são solteiros numa época de acertos mais profundos: o casalzinho sente que Deus o guia, e entende, presume e assume que o casamento vai acontecer. Marca, então, seus encontros pela qualidade. Noivado é coisa séria: são 2/3 do caminho entre o namoro e o casamento. Há, até, quem afirme que o ideal é namoro longo, mas noivado curto.
UM COMPROMISSO SOCIAL
O noivado é um compromisso social. Quem assume o noivado compromete-se com muitas pessoas, e não somente com o futuro cônjuge.O noivado é um compromisso moral. Ele envolve responsabilidade, por isso não é coisa de criança, e deve ser medido pela consciência de que Deus vê todos os atos. O noivado é um compromisso material. Então, não existe isso de dizer "nós nos amamos, e com ele eu moro até debaixo do viaduto..."O noivado é um compromisso espiritual. Se não há um ideal marcado pelas coisas da espiritualidade, vai ficar muito difícil, porque casamento não é apenas uma linha horizontal, é vertical também. E aí se observa que quando se traça a linha horizontal do relacionamento do casal e a vertical da relação com Deus, forma-se uma cruz. O casamento do cristão precisa também ser colocado na cruz de Jesus Cristo.
PARÂMETROS
Vamos dar parâmetros. Um autor chamado Wilson Grant apresentou os testes para o amor. Você que é noivo ou noiva, será que vale a pena ir adiante?
l. Teste da resistência. Se o seu amor só traz ansiedade, depressão, e tensão, repense o futuro com ele ou com ela. Se vocês quando se encontram, há muita tensão e a despedida é de depressão, e há muita tristeza, pare! Porque a paixão sufoca, mas o amor vitaliza.
2. Teste da orientação. Paixão (que é um amor infantil) é irracional; paixão é preocupação em demasia. Mas o verdadeiro amor não exclui as outras pessoas do círculo, são vocês e os outros.
3. Existe o Teste do hábito. O amor verdadeiro ajuda a aceitar as diferenças e qualidades indesejáveis. Alguém disse de um modo muito interessante e jocoso: "Quem está apaixonado nem celulite vê". Mas não é assim, não: quem ama vê, e aceita; quem ama sabe que há um defeito nele ou nela, e mesmo assim o aceita porque reconhece que o casamento vai melhorar. Não é ser "missionário" para tentar mudar hábitos e coisas terríveis, não. Uma bobagenzinha para a qual podemos fechar os olhos, não há muito problema, não. O caso, porém, é que a paixão não vê defeitos.
4. Teste do ciúme. A paixào é possessiva, mas o verdadeiro amor confia e é seguro dos seus sentimentos.
5. Teste do resultado. O amor verdadeiro faz surgir o mais elevado e o mais nobre no indivíduo. A paixão é especialmente negativa.
6. Teste do tempo. O tempo fortalece o amor, mas sepulta a paixão, e, pior ainda, ãs vezes sepulta o apaixonado.
É VONTADE DE DEUS...
É vontade de Deus que se acredite no amor. Talvez até aprender a acreditar que o amor é uma liberdade, é uma alegria, é uma adesão, é uma esperança, é uma exigência, é um sacrifício. Amar é se fazer ausência de si mesmo, e presença do outro; amar é uma paz. É vontade de Deus que o futuro casamento seja vivido como opção de fé. Não se brinca com o que é sério. E os sentimentos da moça? E os do rapaz? E os das famílias e dos amigos? Não! Dizem que em Belo Horizonte um rapaz apostou com os amigos que iria se casar com uma determinada jovem. Ele namorou, noivou, casou, e anulou o casamento dizendo que fora uma aposta com os amigos. Não! É como colocou Jean Mouroux: Ä noção de pessoa está no centro de todos os problemas humanos". Por isso, é olhar o outro (a noiva, o noivo) como pessoa, e mais, como pessoa a quem respeitar, e ainda mais: como pessoa em quem Jesus Cristo habita! Quando Cristo é o Senhor, os planos para o futuro consórcio se encaixam. Mas sem Jesus Cristo vai ficar muito difícil o seu noivado ter pureza moral e saúde espiritual.
Walter Santos Baptista, Pastor da Igreja Batista Sião em Salvador, BA
Minha Fonte:Solteiros Cristãos
domingo, 12 de outubro de 2008
Coisas que passaram pela minha cabeça hoje....


Hoje foi um dia muito importante para mim, creio que Deus tem grandes coisas pra mim nesses dias.
O Célio e eu fomos a um culto na Igreja Luz para os Povos, foi muito bom creio que o Senhor falou claramente aos nossos corações. A pregação em si parecia falar somente sobre músicas profanas mas a verdade é que ela ia muito mais profundo e abrangia muito mais partes da minha vida(da nossa vida) cotidiana que eu imaginava ela me mostrava claramente como o pecado entra na minha vida e eu nem noto.
Eu quero muito que Deus mude a minha vida, limpe o meu viver me renove totalmente assim como Deus é o oleiro e eu sou o barro eu quero que ele me quebre e faça de mim um vaso novo.
Esse é o início de uma nova etapa da minha vida, de filha eu caminho até a casa esposa e na próxima fase do jogo da vida passarei a ser mãe e assim em diante. Por isso eu quero que tudo se faça novo, quero que a minha nova família seja formada debaixo de muita oração e santidade não quero que meus filhos cometam os mesmos erros que eu cometi, assim como está escrito em Provérbios 22:6, quero ensina-los o caminho em que devem andar para que eles não se desviem dele. Quero ser esposa auxiliadora idônea Genesis 2:18 instruida por Deus mulher de oração que sabe edificar bem seu lar e sabe bem seu papel segundo os planos de Deus para o casamento, quero ser mãe educadora e discipuladora que tem firmesa e sabe dizer não mas que ao amolecer sem endurece em oração, quero uma família construída sobre a rocha, quero uma familía cujo o amor e fé em Cristo Jesus sejam inabalaveis não importa as circunstâncias.
Jesus toca a minha vida, muda meu interior, tira de mim tudo aquilo que não provem de ti, me dá um coração novo me da uma família segundo o seu coração, me dê filhos senhor e genros e netos que o adorem e o ame em Espírito e em verdade. Eu queeeeeeeeeeero muito te servir verdadeiramente ser preenchida por um amor incondicional por ti, eu quero viver por ti, porque morrer por ti é lucro, eu quero Deus pagar o preço de ter uma vida em ti. Quero buscar menos os meus próprios interesses e viver única e exclusivamente para ti.
Romanos 1:16, Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. ...
Senhor abençoa esse casamento, que nós consigamos atender as espectativas do Senhor sobre as nossas vidas, e desde já nos perdoa porque não somos merecedores de seu amor e sua fidelidade.
O Célio e eu fomos a um culto na Igreja Luz para os Povos, foi muito bom creio que o Senhor falou claramente aos nossos corações. A pregação em si parecia falar somente sobre músicas profanas mas a verdade é que ela ia muito mais profundo e abrangia muito mais partes da minha vida(da nossa vida) cotidiana que eu imaginava ela me mostrava claramente como o pecado entra na minha vida e eu nem noto.
Eu quero muito que Deus mude a minha vida, limpe o meu viver me renove totalmente assim como Deus é o oleiro e eu sou o barro eu quero que ele me quebre e faça de mim um vaso novo.
Esse é o início de uma nova etapa da minha vida, de filha eu caminho até a casa esposa e na próxima fase do jogo da vida passarei a ser mãe e assim em diante. Por isso eu quero que tudo se faça novo, quero que a minha nova família seja formada debaixo de muita oração e santidade não quero que meus filhos cometam os mesmos erros que eu cometi, assim como está escrito em Provérbios 22:6, quero ensina-los o caminho em que devem andar para que eles não se desviem dele. Quero ser esposa auxiliadora idônea Genesis 2:18 instruida por Deus mulher de oração que sabe edificar bem seu lar e sabe bem seu papel segundo os planos de Deus para o casamento, quero ser mãe educadora e discipuladora que tem firmesa e sabe dizer não mas que ao amolecer sem endurece em oração, quero uma família construída sobre a rocha, quero uma familía cujo o amor e fé em Cristo Jesus sejam inabalaveis não importa as circunstâncias.
Jesus toca a minha vida, muda meu interior, tira de mim tudo aquilo que não provem de ti, me dá um coração novo me da uma família segundo o seu coração, me dê filhos senhor e genros e netos que o adorem e o ame em Espírito e em verdade. Eu queeeeeeeeeeero muito te servir verdadeiramente ser preenchida por um amor incondicional por ti, eu quero viver por ti, porque morrer por ti é lucro, eu quero Deus pagar o preço de ter uma vida em ti. Quero buscar menos os meus próprios interesses e viver única e exclusivamente para ti.
Romanos 1:16, Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. ...
Senhor abençoa esse casamento, que nós consigamos atender as espectativas do Senhor sobre as nossas vidas, e desde já nos perdoa porque não somos merecedores de seu amor e sua fidelidade.
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